Lutas

Além de defender os trabalhadores da base, o Seletroar também luta por causas mais amplas, que atingem toda a sociedade brasileira. Entre essas lutas estão, por exemplo, a jornada de 40 horas semanais, a universalização da participação nos lucros e resultados, estabilidade no emprego, qualificação profissional e respeito aos valores democráticos. Todos queremos uma sociedade melhor e mais justa. Por isso, buscamos as transformações sociais e econômicas necessárias.

Estabilidade

Se a estabilidade plena e definitiva é algo muito difícil de ser alcançado, devemos dificultar ao máximo a dispensa imotivada, criando penalidades e ônus financeiro para o empregador. Desde a insituição do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a estabilidade deixou de existir na prática, salvo em raras exceções.

Distribuição de renda

Apesar de ter havido uma ligeira melhora na distribuição de renda no Brasil nos últimos vinte anos, estamos ainda em uma situação de extrema desigualdade econômica. Isso continua acontecendo principalmente porque nossas prioridades de gastos e nosso modelo tributário não são capazes de redistribuir a renda de forma mais equânime.

Qualificação profissional

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo Brasil hoje é a falta de mão de obra qualificada. Com o crescimento da economia nacional nos últimos vinte anos, abriram-se muitos postos de trabalho e o desemprego desceu a níveis bastante baixos. Ao mesmo tempo, aumentou a exigência de qualificação para o preenchimento das vagas existentes.

Participação nos lucros e resultados

Outra bandeira de nosso sindicato é a participação nos lucros e resultados, chamada comumente de PLR. Lutamos para que a PLR seja universalizada para todos os trabalhadores em todas as empresas. Apesar de não ser obrigatória legalmente, já conseguimos implantar a PLR em diversas empresas.

Jornada de 40 horas semanais

Uma das lutas mais antigas da classe trabalhadora é a redução da jornada de trabalho. Desde o início do trabalho assalariado, com a advento da Revolução Industrial, a luta por uma jornada menor tem ocorrido no mundo todo.

Agenda

Nenhum evento no calendário
MAIO 2018
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não há eventos programados!